AWL Construtora e Incorporadora Sorocaba
  • (15) 99775-4947
  • Dirceu Ferreira de Souza, 421 - Quintais do Imperador
  • awl@awlconstrutora.com.br

A importância do uso de EPI na construção civil

EPI é fundamental para os trabalhadores da construção civil

atualizado em: 27/04/2020 - 09:56 cadastrado em: 25/03/2020 - 11:03 categoria: Construção Civil |
Divulgue esse Artigo

O trabalho na construção civil é um dos mais perigosos que existem e um dos principais objetivos do segmento é minimizar os acidentes quem ocorrem no local da obra.

Treinamentos e a utilização de equipamentos de proteção individual(EPI), podem garantir um ambiente de trabalho menos perigoso nos canteiros de obras, impedirá lesões que no local de trabalho prejudicarão: funcionário, o cronograma, empresa e o cliente.

O que é EPI? A sigla EPI que dizer: Equipamento de proteção individual.
Esses equipamentos são responsáveis por proteger os trabalhadores contra riscos de saúde ou segurança no trabalho. O EPI inclui os seguintes itens:

Proteção para Cabeça

Capacetes são projetados para proteger contra queda de objetos ou objetos voadores que podem impactar ou penetrar na cabeça no trabalhador. Devem ser bem ajustados e não podem ser nem muito grande ou muito pequeno, caso esteja fora do tamanho é inadequado para uso.

Proteção Ocular e Facial

A proteção para os olhos e o rosto é tão importante quanto a proteção para a cabeça. Óculos de segurança e protetores faciais podem oferecer a proteção necessária para os olhos e o rosto em trabalhos que utilize: metal, madeira e ferramentas pneumáticas.

Proteção Respiratória

Em áreas que existem presença de substancias tóxicas no ar, a proteção respiratória é fundamental, por exemplo: poeira, fumaça, spray de tinta, pesticidas e outras substâncias perigosas que podem causar danos permanentes. Também é utilizado em ambientes de trabalho que tem ventilação indisponível.

Proteção para Mãos e Pele

Muitos trabalhos são realizados com as mãos, as luvas são um item essencial para a proteção da pele.
Alguns exemplos de luvas utilizadas são: luvas de borracha, luvas resistentes a cortes, luvas de serra elétrica e luvas resistentes ao calor.
O uso de luvas ajuda a evitar riscos geralmente envolvidos ao trabalhar com produtos químicos, vidro, chapa, eletricidade, materiais quentes ou objetos escorregadios.

Proteção Auditiva

O ruído em obras costuma ser considerado um risco ocupacional, pois não é visível aos olhos. Tampões e protetores de ouvido são ferramentas comuns de proteção auditiva.
É importante observar que os protetores de ouvido são mais eficazes na redução do ruído de alta frequência, enquanto os tampões são mais eficazes na redução do ruído de baixa frequência.

Conclusão

A utilização e entendimento da utilização da EPI é fundamental para evitar lesões nos canteiros de obras e preservar a vida do trabalhador.

Nós da AWL Construtora agradecemos sua atenção, obrigado!

Autores
imagem de Wesller Anderson Reimberg Ramos
Wesller Anderson Reimberg Ramos
Formação: Técnico Administrativo, Graduando em Engenharia Civil.
Imagem de Anderson Soares Ramos
Anderson Soares Ramos
Formação: Engenheiro Civil, Pós Graduação MBA em Gestão Estratégica de Negócios para Engenheiro

Deixe seu comentário e avaliação sobre nossa postagem!

(15) 99775-4947
Dúvidas? Clique Aqui