AWL Construtora e Incorporadora Sorocaba
  • (15) 99775-4947
  • Dirceu Ferreira de Souza, 421 - Quintais do Imperador
  • awl@awlconstrutora.com.br

Piso Intertravado de Concreto ou Bloquete

Piso Intertravado: Quais as Vantagens?

atualizado em: 18/11/2019 - 14:10 cadastrado em: 08/11/2018 - 15:11 categoria: Construtora | Piso de Concreto Polido |

O que é Piso Intertravado (Bloquete)?

O bloco intertravado que conhecemos hoje é uma evolução natural dessas técnicas mencionadas anteriormente, tornando possível após o descobrimento do cimento Portland.

Por ser uma técnica mais barata que a utilização de pedras talhadas, a técnica de utilização de blocos intertravados de concreto tem seu auge de utilização na reconstrução da Europa após a 2ª Grande Guerra, em especial na Alemanha e Holanda.
Na década seguinte já poderia ser visto em diversas partes do mundo, no Brasil as primeiras produções de blocos intertravados de concreto, é datada na década de 70.

Piso Intertravado (Bloquete): Modelos e Tamanhos

Hoje podemos encontrar os mais variados modelos e tamanhos de blocos intertravados, como:

- sextavado;

- retangular;

- raquete e etc, e nas mais variadas cores e espessuras.

Podem ser utilizados em:

- estradas;

- estacionamentos;

- calçadas e passeios decorativos.

Vantagens do Piso Intertravado (Bloquete)

As vantagens da utilização do piso intertravado de concreto está na sua durabilidade, superior ao asfalto, e ainda a facilidade no escoamento de águas de chuvas, ao qual devido sua composição estrutural, permite o percolamento da chuva ao solo natural, evitando assim pontos de alagamentos nas cidades.

Em algumas regiões do Brasil, o piso intertravado de concreto é conhecido como bloquetes, ou seja, pequenos blocos de concreto.

História do Piso Intertravado (Bloquete)

Os povos através dos séculos, sentem a necessidade de construir caminhos com o objetivo de vencer a distância entre os povoados.

É creditado aos povos Etruscos, que dominaram a Itália entre 350 à 800 a.C., o pioneirismo na construção de vias pavimentadas, com a finalidade de transportar pessoas e cargas entre os povoados.

Acredita-se que os Romanos tenham herdado dos povos Etruscos o conhecimento na construção de vias pavimentadas, ao qual teve grande importância na expansão de seu império.

Os caminhos construídos pelo império Romano, eram constituídos das mais variadas formas, dependendo da geografia local, mas o material mais empregado era solo arenoso misturado à pedras do tipo seixo rolado, até a evolução para as pedras talhadas manualmente de forma retangular ou trapezoidal, técnica essa, que foi copiada praticamente no mundo todo, e que é utilizada até os dias de hoje, popularmente conhecida no Brasil como paralelepípedos.

Com o passar dos séculos as composições das cargas transportadas foram modificando, exigindo cada vez mais das camadas de revestimentos das vias, passa então ter a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias.

Piso Intertravado (Bloquete): Primeira Tentativa

Surge então a primeira tentativa de utilização de blocos pré-moldados em argila em natura, onde eram “colados” ao solo natural com betume, porém descobriu-se rapidamente que não tinha boa resistência à abrasão e se desgastavam com facilidade.

Somente no final do século XIX com o descobrimento da queima de tijolos em fornos à lenha, é que essa técnica de blocos de argila foi aprimorada, e pode ser encontrada vias pavimentadas com blocos de argilas queimada em várias cidades atualmente, como em Rio Branco no Acre.

Gostou do pavimento intertravado de concreto e gostaria de obter mais informações sobre aplicação? Consulte a AWL Construtora & Incorporadora e teremos o prazer em atendê-los.

Autores
imagem de Wesller Anderson Reimberg Ramos
Wesller Anderson Reimberg Ramos
Formação: Técnico Administrativo, Graduando em Engenharia Civil.
Imagem de Anderson Soares Ramos
Anderson Soares Ramos
Formação: Engenheiro Civil, Pós Graduação MBA em Gestão Estratégica de Negócios para Engenheiro

Deixe seu comentário e avaliação sobre nossa postagem!

(15) 99775-4947
Dúvidas? Clique Aqui